Anotações texto "Transdisciplinaridade na LA no Brasil "de Celani

Objetivo: esboçar um panorama da LA no Brasil, como área TRANSDISCIPLINAR.

Dividido em 4 partes:1. O status da LA atualmente2. Da multi/ pluri/ interdisciplinaridade para a Transdisciplinaridade3. Transdisciplinaridade na LA no Brasil4. Pré-requisitos para o desenvolvimento de uma atitude transdisciplinar / dificuldades geradas ao tentar adotá-la.

1. O status da LA atualmente

LA era vista como articuladora de múltiplos domínios do saber.Recentemente, uma nova postura começou a se delinear advinda da área da filosofia da ciência: a postura transdisciplinar.

2. Da multi/ pluri/ interdisciplinaridade para a Transdisciplinaridade

Postura multi/ pluri/ interdisciplinar - disciplinas plurais colaboram no estudo de um objeto, de um campo, de um objetivo. (Durand 1993) Justaposição de saberes.Postura Transdisciplinar - tenta destacar nessa colaboração de disciplinas um FIO CONDUTOR. Não se buscam contribuições de outras áreas, mas sim, a participação ativa de pesquisadores das áreas envolvidas.

Metáfora (Faure) - pesquisador transdisciplinar - nômade, um rei sem reino.

No domínio da pesquisa - pesquisa orientada (Japiassu 1992), ao mesmo tempo teórica e aplicada, prevalecendo a busca do saber por si mesmo e o domínio da ação informada.

3. Transdisciplinaridade na LA no Brasil

Dados obtidos por linhas de pesquisa de programas de pós-graduação, dissertações e teses e publicações.

Linhas de pesquisa: respostas agrupadas em 4 grandes grupos- interação em contextos institucionais e informais.- interação em aprendizagem.- aquisição e desenvolvimento de linguagem (materna e estrangeira)- ensino de língua

Projetos abarcam várias áreas do saber:Sociolinguistica, Psicolinguistica, Psicologia cognitiva, educaçao, pedagogia, didática, AD, sociologia, psicanálise, análise da conversação, antropologia, ergonomia, ..... (p.136)

Metodologias e tipos de pesquisa: etnográfica, microetnográfica, a colaborativa, a participativa e a pesquisa-ação.Algumas dessas pesquisas revelam uma postura transdisciplinar.

Disserações e teses:Observa-se uma preocupação social, um interesse por aspectos psicolinguísticos e pela conexão linguística-pedagogia.Fácil notar uma gama de domínios do saber que necessitam ser tratados em interação com outras áreas.Metodologias de pesquisa particulares de outras áreas do conhecimento estão presentes.

Publicações:Se se pudesse traçar uma linha indicativa do percurso da LA no Brasil, não seria difícil verificar um caminho apontando para uma visão mais ampla, uma disciplina que se realiza na interação entre outras disciplinas.

Os trabalhos mostram que há uma problematização dos fenômenos em que entra a linguagem para que passem a ser objetos das pesquisas, há questionamento dos procedimentos, dos processos que legitimam , por exemplo, os processos de alfabetização, de leitura: há reflexão crítica, há interferência nas situações de uso; há contribuição para a comunidade. Há a interação de várias disciplinas.

4. Pré-requisitos para o desenvolvimento de uma atitude transdisciplinar / dificuldades geradas ao tentar adotá-la.

Para desenvolver uma postura transdisciplinar é necessário
  • abertura de espírito e de tolerância
  • disposição para conviver com a incerteza e com o risco
  • disposição natural para ensaiar perspectivas múlitplas, escultar vozes múlitplas
  • coragem, imaginação, criatividade e iniciativa para uma reestruturação de atitudes.
  • reestruturação de organização : novos parceiros, novas concepções, novas abordagens, novos sistemas.
  • a disposição de troca, a ajuda, a cooperação.
Muitas das tensões derivam dos pré-requisitos.
Outras dificuldades estão presas ao conservadorismo intelectual e institucional, o espírito de paróquia.



Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridadehttp://www.slideshare.net/Ranlig/multi-inter-ou-transdisciplinaridade